Concurso para Oficiais da PM PB 2021 – Formada Comissão Organizadora



Seleção irá ofertar vagas para o Curso de Formação de Oficiais. Edital deve ser publicado em breve.

A Polícia Militar do Estado da Paraíba está realizando um novo concurso público que selecionará candidatos para o curso que tem o intuito de formar oficiais. Por isso, se o leitor está interessado, ou conhece alguém que tenha esse interesse, não deixe de conferir as informações abaixo.

A PM PB está promovendo um novo concurso público, que deve acontecer em breve, a seleção visa recrutar candidatos, oferecendo um curso para a formação de oficiais. Dessa forma, no dia 27 do mês de maio, foi publicado no Diário Oficial a comissão responsável por organizar o certame. Como o edital ainda não saiu, fica difícil precisar exatamente o número de vagas que serão ofertadas. E até o momento, ainda não se tem uma boa estimativa de quando será publicado.



Já se sabe, porém, que para participar da seleção, é preciso estar de acordo com as seguintes exigências: possuir idade entre 18 e 32 anos, ter completado o ensino médio, as mulheres devem possuir uma altura de no mínimo de 1,60m e os homens 1,65m.

Dessa forma, aqueles que conseguirem ser selecionados, devem ingressar na instituição e começar a sua formação para oficial, tendo como uma remuneração inicial quase R $3.000,00. Ao finalizar o curso, assumem o cargo de 2º tenente e passam a ter um salário pouco superior a R $7.000,00.



Apesar de o edital ainda não ter saído, a comissão responsável pela realização do concurso já fez a escolha da banca organizadora, que será a Fundação Getúlio Vargas.

O certame tem várias etapas de seleção, sendo que a primeira delas, leva em consideração a pontuação obtida entre a média das provas do Enem, que é composta por provas objetivas e uma redação dissertativa argumentativa.

Leia também:  Concurso Prefeitura de Boa Vista RR 2019-2020 - Inscrições, Vagas

A PM PB teve seu último concurso realizado no ano de 2019. Nesse período, foram oferecidas 30 vagas para oficiais, sendo que 25 foram destinadas para homens e outras 5 reservadas para mulheres. Como já foi mencionado, a primeira etapa contou com o resultado da prova do Enem. Em seguida, os selecionados passaram por avaliação psicológica, exames médicos, testes para avaliar a aptidão física e, por fim, uma avaliação de antecedentes criminais e judiciais.

Já que ainda não houve a publicação do edital, não se sabe quando irá começar e terminar o período de inscrição, assim como não se tem o conhecimento de qual será o valor estipulado como taxa de inscrição. No entanto, acredita-se que essas informações devem sair em breve e de forma consecutiva. Por isso, que está interessado em participar da seleção de oficiais, não deixe de estar sempre acompanhando as notícias que surgirem sobre o certame.

Não é novidade para ninguém que muitas pessoas têm o sonho de fazer parte da equipe de policiais militares. Alguns têm esse sonho desde a infância, outros crescem com essa vontade de servir a sociedade e proteger seus cidadãos.

No entanto, sabe-se que para realizar esse sonho e alcançar essa meta, é necessário abdicar de tempo, pois além de tirar uma boa média no Exame Nacional do Ensino Médio, é preciso realizar atividade física para o teste de aptidão. Além de conciliar essas tarefas buscando ter uma boa saúde mental.

Tendo isso em vista, uma boa dica para passar na primeira fase, que baseia-se, principalmente, na prova do Enem, é baixar provas anteriores no site do INEP e estudar por questões, através da realização de simulado. Dessa forma, o participante treina o tempo para resolver as questões, já que são apenas 3 minutos para cada uma; percebe como a matéria é cobrada de acordo com o modelo da prova; consegue identificar quais são as matérias que tem facilidade e quais são aquelas que deve focar mais. Refazendo essas dicas, o candidato já tem uma grande vantagem em relação aos outros, já que, a quantidade de candidatos concorrendo a apenas uma vaga é muito grande.

Leia também:  Concurso Instituto de Previdência de Osasco (SP) 2011 - 35 Vagas

Por isso, fique atento a mais novidades sobre o certame e não perca o período de inscrições.

Ana Paula

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *