A Prefeitura Municipal de Fortaleza pretende contratar muitos funcionários esse ano. Isso pode ser notado a partir da Lei Orçamentária Anual de 2020, que prevê um total de 7 novos concursos a serem realizados. Com uma previsão quase certeira, o Diário Oficial do Município do dia 27 de Dezembro de 2019 comprova a disponibilidade de verba para o preenchimento de funcionários efetivos. Confira os possíveis concursos a serem aplicados esse ano em Fortaleza agora.
Segundo o Diário Oficial, a previsão é que os órgãos da Secretaria Municipal de Finanças, Sefin, o Instituto de Planejamento de Fortaleza, a Autarquia de Regularização, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental, a ACFor, o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos, o Instituto de Previdência do Município, o PREVFOR, a Secretaria Municipal de Educação, SEMED, e a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, venham a receber novos funcionários efetivos e de cadastro e reserva de pessoal esse ano. A quantidade de funcionários ainda não foi cogitada.
A Lei Orçamentária Anual de 2020 só traz uma reserva para os concursos a serem aplicados à Prefeitura de Fortaleza esse ano. Isso quer dizer que caso um novo edital seja aprovado durante o ano, os órgãos contemplados terão uma verba de entrada para a realização do processo. Pensando assim, é mais provável constatar que os concursos não serão abertos de fato, mas que há uma oportunidade no Orçamento para a realização de processos seletivos. O número de vagas e cargos serão definidos pelas próprias secretarias e das autarquias que pretendem aplicar um processo seletivo nesse ano de 2020.
Contudo, também é válido ressaltar que isso não quer dizer que a Capital Cearence está impedida de contratar funcionários para órgãos fora da lista que citamos acima. Um exemplo disso é a própria seleção de funcionários efetivos para o Instituto Dr. José Frota, que já havia sido anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio no final do ano passado. Em novembro de 2019, foi sancionada uma lei para a efetivação de 600 profissionais para o Instituto. A estimativa é que, desses 600 funcionários, 176 sejam contratados por meio de um concurso a ser realizado nesse ano ainda.
Essa oportunidade foi oferecida pelo prefeito em conjunto com a Câmara Municipal. As outras oportunidades deverão ser ocupadas por candidatos aprovados em cadastro de reserva de seleções que ainda possuem validade.
Para o próximo concurso do IFJ de Fortaleza, deve-se esperar categorias que ainda não foram ofertadas em seleções passadas, ou que não contam mais com cadastro de reserva de pessoal disponível. É importante lembrar que o principal objetivo do processo seletivo esse ano é fomentar o principal intuito do Instituto, que é ser referência no socorro às vitimas que passaram ou passam por traumas graves na região. Segundo o superintendente adjunto da Instituição, Osmar Aguiar, o período previsto para a homologação do novo concurso está previsto para os primeiros 6 meses de 2020.
Além do IJF, outra secretaria que já entrou no processo de realizar um novo concurso foi a Sefin. A Secretaria Municipal de Finanças solicitou autorização para um novo concurso com uma oferta de 100 vagas. Segundo detalhes mais aprofundados, a solicitação conta com 60 vagas para auditor e as outras 40 foram destinadas para o cargo de analista do Tesouro Municipal. O concurso com exigência acadêmica de ensino superior ainda não foi avaliado pela União.
Por Davi Soares
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?