Concurso Prefeitura de Fortaleza CE 2020 – Vagas





A Prefeitura de Fortaleza pretende lançar um concurso com muitas vagas esse ano. Segundo a Lei Orçamentária Anual, o município tem a previsão de 7 novos concursos para esse ano que acaba de começar.

A Prefeitura Municipal de Fortaleza pretende contratar muitos funcionários esse ano. Isso pode ser notado a partir da Lei Orçamentária Anual de 2020, que prevê um total de 7 novos concursos a serem realizados. Com uma previsão quase certeira, o Diário Oficial do Município do dia 27 de Dezembro de 2019 comprova a disponibilidade de verba para o preenchimento de funcionários efetivos. Confira os possíveis concursos a serem aplicados esse ano em Fortaleza agora.

Segundo o Diário Oficial, a previsão é que os órgãos da Secretaria Municipal de Finanças, Sefin, o Instituto de Planejamento de Fortaleza, a Autarquia de Regularização, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental, a ACFor, o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos, o Instituto de Previdência do Município, o PREVFOR, a Secretaria Municipal de Educação, SEMED, e a Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, venham a receber novos funcionários efetivos e de cadastro e reserva de pessoal esse ano. A quantidade de funcionários ainda não foi cogitada.




A Lei Orçamentária Anual de 2020 só traz uma reserva para os concursos a serem aplicados à Prefeitura de Fortaleza esse ano. Isso quer dizer que caso um novo edital seja aprovado durante o ano, os órgãos contemplados terão uma verba de entrada para a realização do processo. Pensando assim, é mais provável constatar que os concursos não serão abertos de fato, mas que há uma oportunidade no Orçamento para a realização de processos seletivos. O número de vagas e cargos serão definidos pelas próprias secretarias e das autarquias que pretendem aplicar um processo seletivo nesse ano de 2020.

Contudo, também é válido ressaltar que isso não quer dizer que a Capital Cearence está impedida de contratar funcionários para órgãos fora da lista que citamos acima. Um exemplo disso é a própria seleção de funcionários efetivos para o Instituto Dr. José Frota, que já havia sido anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio no final do ano passado. Em novembro de 2019, foi sancionada uma lei para a efetivação de 600 profissionais para o Instituto. A estimativa é que, desses 600 funcionários, 176 sejam contratados por meio de um concurso a ser realizado nesse ano ainda.


Essa oportunidade foi oferecida pelo prefeito em conjunto com a Câmara Municipal. As outras oportunidades deverão ser ocupadas por candidatos aprovados em cadastro de reserva de seleções que ainda possuem validade.

Para o próximo concurso do IFJ de Fortaleza, deve-se esperar categorias que ainda não foram ofertadas em seleções passadas, ou que não contam mais com cadastro de reserva de pessoal disponível. É importante lembrar que o principal objetivo do processo seletivo esse ano é fomentar o principal intuito do Instituto, que é ser referência no socorro às vitimas que passaram ou passam por traumas graves na região. Segundo o superintendente adjunto da Instituição, Osmar Aguiar, o período previsto para a homologação do novo concurso está previsto para os primeiros 6 meses de 2020.

Sefin Fortaleza entra em processo de solicitação de novo concurso com 100 vagas

Além do IJF, outra secretaria que já entrou no processo de realizar um novo concurso foi a Sefin. A Secretaria Municipal de Finanças solicitou autorização para um novo concurso com uma oferta de 100 vagas. Segundo detalhes mais aprofundados, a solicitação conta com 60 vagas para auditor e as outras 40 foram destinadas para o cargo de analista do Tesouro Municipal. O concurso com exigência acadêmica de ensino superior ainda não foi avaliado pela União.

Por Davi Soares

Concursos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *