Novo Pedido de Concurso da Polícia Civil DF 2018

  

  

Seleção ainda depende da autorização do Ministério do Planejamento.

Este primeiro semestre de 2018 está fechando com uma série de oportunidades empregatícias em aberto ou por abrir. Trata-se, neste caso, do procedimento em andamento para a devida autorização do próximo concurso público, que proverá cargos no órgão da Polícia Civil do Distrito Federal, a PC de Brasília. A análise prossegue e será concluída muito em breve.

Neste momento a avalição que está sendo realizada permanece junto ao Departamento da Gestão de Pessoas da PC do Distrito Federal, iniciado no dia 22 de maio de 2018. Existe uma expectativa de que este certame será finalmente autorizado, de modo oficial, nas próximas semanas. É um processo de seleção que responderá a uma longa demanda, iniciada no dia 21 de abril de 2017, data em que foi anunciado o certame por meio da direção da instituição, ao longo de um evento realizado no sentido de comemorar o dia do policial civil. Foi nesta ocasião que se intensificou, entre as autoridades governamentais, a importância de um maior número de policiais nas ruas.


Conforme as informações angariadas do mesmo setor, este concurso muito provavelmente abrirá uma quantidade de postos de trabalho que chegará a mais ou menos 2.100 vagas disponíveis. A organização distributiva de cargos ainda não foi divulgada. Este número de vagas também ainda necessita ser devidamente confirmado, na medida em que o edital do concurso for definitivamente publicado.

Assim, neste novo pedido de autorização de processo seletivo, no órgão da Polícia Civil do Distrito Federal de 2018, ainda que o grande número de postos anunciados seja considerado encorajador, foi emitida uma nota por meio do próprio sindicato desta categoria na qual se considera que, ainda assim o novo contingente não suprirá a real necessidade de profissionais, já que até o ano de 2020 em torno de mil ou mais servidores policiais estarão entrando em aposentadoria. Dados indicam que no início do ano de 2017, cerca de150 policiais entraram com pedido de aposentadoria. Deste modo, com a crescente violência assolando o país, as chances de sucessivas contratações imediatas são grandes. O tempo urge.

De acordo com o histórico registrado no anterior processo seletivo na mesma corporação, realizado no ano de 2016, foram abertas em torno de 100 vagas destinadas a cargos no setor de perito criminal, das quais 20 postos para imediata contratação, e os demais 80 para formação do cadastro reserva de pessoal. Um dos melhores concursos realizados nessa área.

  

No ano anterior, ou seja, em 2015, foi realizado outro processo de seleção nesta mesma corporação, departamento da Polícia Civil de Brasília, no qual houve oferta de um maior número de vagas, no sentido de garantir o preenchimento de 417 postos de trabalho com exigência de graduação em nível superior, entre os quais 170 postos estavam destinados ao imediato preenchimento e os demais 247 postos permaneceram na formação do cadastro reserva de pessoal.

Neste último concurso público citado, as oportunidades ofertadas, se destinaram aos cargos de papiloscopista, com 50 vagas imediatas e mais 107 para o cadastro reserva de pessoal; posto de perito médico legista, com 20 postos para imediato preenchimento e mais 40 para formação do cadastro reserva de pessoal e posto de delegado de polícia, com 100 postos para imediato preenchimento e mais 100 destinados à formação do cadastro reserva de pessoal.

Este é um dos melhores concursos prestes a ser promovido. Os salários são atraentes, as carreiras são possíveis e os benefícios são muitos. Diante da crise empregatícia que ainda afeta negativamente uma significativa parcela da população brasileira, toda chance de um bom emprego, com estabilidade, deve ser valorizada. Vale a pena estar atento. Para mais informações e atualizações acesse o site.

Paulo Henrique dos Santos

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *