Concurso do Banco Central 2018 – Novo Pedido para Analista e Procurador



Seleção deverá ofertar 220 vagas. Pedido ainda precisa ser analisado pelo MPOG.

Recentemente foi encaminhado para o Ministério do Planejamento um pedido de realização de um concurso do Bacen. Para que sejam atendidas cerca de 220 vagas, que está bem abaixo do último concurso realizado que disponibilizou 990 vagas.

Dentre essas vagas solicitadas, 200 são para o cargo de analista e 20 vagas são para procurador. Ficando de fora o cargo de técnico. Que na edição passada foram ocupadas 800 vagas do cargo.



A expectativa é que seja realizado em breve esse concurso, pois a defasagem no quadro de funcionários é muito grande. Atualmente são mais de 2000 cargos vagos, ainda sem contar os futuros cargos que ficarão vagos por conta de próximas aposentadorias. O déficit chega a quase 2.500 trabalhadores. E esse número ainda pode aumentar.

Em recente entrevista, o presidente do Sindicato afirmou que a condição de trabalho está bem precária e que o órgão não tem conseguindo atender a demanda de seu serviço deixando a fiscalização bem prejudicada.

O cargo de técnico, que não abrirá vagas nessa edição do concurso, tem como salário inicial mais de 6 mil reais e é cobrado como requisito apenas ensino médio.



Os postos que serão disponibilizados têm como remuneração inicial de R$ 16.286,90 a R$ 17.788,33, sendo respectivamente o primeiro salário referente ao cargo de analista e o segundo para procurador.

O valor do vale – alimentação já está incluso nesse valor e tem como importância o valor de 458 reais.

O último concurso realizado pelo Bacen foi no ano de 2013 e ofereceu 500 vagas para os cargos de técnico até analista. E a remuneração inicial da época foi de 5 mil e 14 mil reais.

Foram disponibilizadas 100 vagas de técnico que subdividiu entre o suporte técnico e administrativo e segurança. Exigindo apenas o ensino médio completo.

Já o cargo de analista contou com 400 vagas, sendo analista de desenvolvimento e sistemas, política econômica, contabilidade, infraestrutura de tecnologia da informação, finanças, logística e gestão em análise processual.

O processo seletivo teve uma prova objetiva, um teste discursivo e as análises de títulos no caso de analista. Os candidatos aprovados tiveram um processo de capacitação através do Bacen.

As vagas eram para as cidades de Brasília, Belém, São Paulo, Salvador e Porto Alegre.

Já para os cargos de procurador na edição anterior foram distribuídas 15 vagas, para as cidades de Brasília e Belém.

E o processo seletivo contou com testes objetivos, provas discursivas, um exame oral, além da análise de títulos.

Com certeza podemos esperar algo parecido para essa nova edição do concurso. Porém, com uma demanda menor em relação as vagas disponíveis.

Com o país saindo de uma recente crise, ainda temos muitas pessoas desempregadas. Fazendo com que haja muita concorrência entre o processo seletivo.

Portanto é muito importante ficar atento as próximas novidades e já ir pesquisando sobre as provas objetivas anteriores para estudar.

Procure cursos preparatórios e esteja preparado para quando realmente abrir as inscrições, você esteja realmente preparado para conseguir sua tão sonhada vaga.

Com certeza o Banco Central é um dos melhores órgãos públicos para trabalhar, com um salário muito bom e benefícios satisfatórios. Com isso aumentará e muito a concorrência.

Não perca essa grande oportunidade de ingressar nessa carreira tão brilhante.

Se você possui alguma formação superior que encaixe em um desses dois cargos, não deixe de se inscrever e se preparar, pois será uma boa oportunidade de ingressar em uma das melhores carreiras públicas no Brasil.

Ainda não foram citadas as cidades que disponibilizarão as vagas, porém, dá para ter uma ideia pelo concurso passado. Portanto com certeza terá uma vaga próximo a você. Levando em consideração que foram disponibilizadas vagas nas principais capitais do Brasil.

Fique atento a todas novidades para não perder nenhum detalhe desse concurso.

Ricardo Ferreira Rodrigues

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *