Se você está ansioso para ingressar na carreira policial em um dos estados com maior visibilidade do Brasil atualmente, é hora de começar a programar os estudos. Sim, o edital da Polícia Militar do Estado do Paraná está avançando a passos largos.
Os trâmites legais para publicação do edital da PM/PR estão avançando e o edital deve sair em breve, nos próximos meses. A expectativa é que saiam mais de 4 mil vagas para o cargo de Soldado.
Atualmente, a Polícia Militar do PR conta com um dos maiores salários da classe no país. Segundo informações do portal LoveMondays, o salário base de um soldado PM/PR é de R$ 3.905, isso, sem contar os benefícios: vale-alimentação, auxílio transporte, afins.
O salário cheio poderá bater um total de R$ 4,5 mil.
Para poder assumir uma das prováveis 4 mil vagas do concurso público da PMPR o candidato deve ter entre 18 e 30 anos, estar quite com suas obrigações militares e eleitorais, ter idoneidade moral e possuir habilitação categoria “B”.
Além desses requisitos, o aprovado no concurso da Polícia Militar do Estado do Paraná terá que passar nos exames físicos, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social. Os aprovados em todas essas etapas ainda passarão por um curso de formação para ingressar na corporação.
Como cada dia de estudo é uma vantagem nos concursos públicos, tem muita gente que começa a estudar antes mesmo do edital sair. Em casos como o concurso da PM-PR essa é uma ótima alternativa, dado que o concurso é tido como certo.
A banca para realização do concurso ainda não foi escolhida, mas aqueles que já querem se adiantar nos estudos podem se basear no que caiu nas edições passadas. Não é tradição dos concursos públicos das polícias fazerem grandes alterações nas estruturas das provas de um ano para o outro.
A última edição contou com uma prova de 40 questões, essas divididas entre as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Atualidades, Informática e Estatuto da Criança e do Adolescente. Veja abaixo a lista com o número de questões de cada disciplina:
10 Português
7 Matemática
6 História
6 Geografia
5 Informática
3 Estatuto da Criança e do Adolescente
3 Atualidades.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, Mauro Moraes, já estava em tratativas com o governador do estado do Paraná, Beto Richa, pedindo agilidade para realização do concurso público no cargo de soldado PM/PR.
Mauro Moraes observou que o efetivo já está em processo de defasagem e que deve se considerar que até a contratação dos novos aprovados pode passar um período considerável. Segundo Moraes, um efetivo baixo acarreta prejuízos na segurança pública do estado do Paraná e aumento da criminalidade.
Segundo Moraes, temos que considerar que pós realização do concurso ainda existem os trâmites legais, administrativos e burocráticos para os novos soldados estarem cumprindo seus deveres. Então, a necessidade do concurso público para PMPR não é somente pensando no agora, mas sim no planejamento para estar com um bom efetivo, mesmo nos próximos anos. O deputado reitera que não se pode correr o risco de ficar com um efetivo defasado e sem novos soldados entrando.
No último concurso da PMPR foram contratados 4445 soldados e 819 bombeiros. A expectativa é que no edital de 2018 haja 4 mil vagas para o cargo de soldado PM/PR.
Ass: Matheus Griebeler
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?