Concurso para Soldado da PM-RR 2018

  

  

Interessados deverão se inscrever até o dia 24 de junho de 2018.

A Polícia Militar de Roraima abriu edital para realização de Concurso Público destinado ao preenchimento de 400 vagas para o posto de Soldado da 2ª Classe do Quadro de Praças Combatentes da Polícia Militar – QPPM da Instituição. A organização do processo será realizado pela UERR (Universidade Estadual de Roraima).

Do total de vagas, 340 são destinadas para candidatos do sexo masculino e 60 para o sexo feminino. Os interessados deverão possuir escolaridade em ensino médio completo, habilitação em categoria “B”, possuir altura mínima de 1,60 m se do sexo masculino e 1,55m se do sexo feminino e idade entre 18 e 35 anos. As vagas serão preenchidas para serviço nas cidades de: Entre Rios, Boa Vista, Caroebe, Pacaraima, São João da Baliza, Uiramutã, São Luiz do Anauá, Vila de Maracá, São Francisco, Amajari, Normandia, Tepequém, Bonfim, Caracaraí, Samaúma, Iracema, Felix Pinto, Campos Novos, São Silvestre, Santa Maria do Boiaçu, Taiano, Rorainópolis,Alto Alegre, Nova Colina, Mucajaí Cantá, Equador e Jundiá — Novo Paraíso e também na Capital, sendo necessário que o candidato informe no ato da inscrição a opção de localidade que pretende atuar em caso de aprovação, não sendo possível alteração do dado.


As inscrições estarão abertas no período de 15 de maio a 14 de junho de 2018 e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, através do site: cpc.uerr.edu.br. O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 180,00 (cento e oitenta reais), sendo a isenção de pagamento do valor referente inscrição garantida aos candidatos enquadrados nos termos da Lei 167/199. Os candidatos que julgarem necessitar de condições especiais para realização da prova deverão formalizar pedido junto a Comissão Permanente de Concursos da UERR, dentro do período aberto para inscrições.

Os inscritos passarão por prova objetiva composta por 80 questões de caráter eliminatório, exames médicos, odontológicos, toxicológicos e exame aptidão física. Os aprovados nessa etapa serão submetidos posteriormente a avaliação psicológica e investigação social.

A data prevista para aplicação da prova objetiva é o dia 19 de agosto de 2018, no período de 08:00h às 12:00h.

  

A etapa de avaliação física será composta por: Flexão na barra, flexão abdominal supra, corrida aeróbica, natação, velocidade, todas para ambos os sexos.

Embora não haja no edital confirmação do dado, a remuneração do posto de Soldado da Polícia Militar em Roraima é de R$ 4.792,96 (quatro mil, setecentos e noventa e dois reais e noventa e seis centavos), conforme apontamento da Associação Nacional das Entidades Representativas dos Militares Brasileiros. O certame terá vigência de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, em acordo com as necessidades da Polícia Militar de Roraima.

Os aprovados em todas as etapas que ingressar no curso de Soldado da PM contará com bolsa de estudo, de modo a custear despesas necessárias para realizados do mesmo, sendo o Aluno Soldado responsável pela aquisição de fardas, material didático. Após aprovação no curso, o aluno será graduado como Soldado PM 1ª Classe.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Os que concorrerem às vagas, deverão estar atualizados a: Língua Portuguesa, no que tange compreensão e interpretação de texto e seus desdobramentos, Direito Constitucional, Penal, Processual Penal, Administrativo, Legislação Extravagante, História de Roraima, Atualidades e Conhecimento Específico.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO

A esfera militar possui vários níveis em sua hierarquia e o posto de soldado é o primeiro passo dentro da Instituição. A função primordial do soldado da PM e garantir a integridade física, moral e a segurança dos cidadãos, sejam esses, civis ou militares. Na rotina desse posto, podemos listar: realização de prisões em flagrante, participação em blitzes, autuações, contenção do público em caso de eventos e aglomerações, como: jogos, shows, passeatas, etc.

Bruna Luiz

Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *