O novo concurso público realizado pela Polícia Militar se aproxima cada vez mais. Já foi publicado no diário oficial, dia 16 de abril, o resultado da contratação em relação a banca que organizará o processo seletivo, e será a empresa Assessoria de Organização em Concursos Públicos, ela foi confirmada através da programação do desembolso financeiro, no mês de agosto ainda no ano passado. Serão oferecidos ao todo 2 mil vagas, dividas em 1.920 cargos de soldados e 80 cargos serão destinados a carreira de cadete. A expectativa é que a publicação de seu edital seja publicada já nas próximas semanas.
Essa seleção está sendo aguardada por muitos desde o dia 10 de maio do ano passado, data que foi anunciada pelo governador o senhor Marconi Perillo, depois de uma reunião com o Secretário da Fazenda junto ao Ministro de Segurança Pública e da Casa Civil.
Sua comissão para o concurso foi constituída na data de 4 de julho e está formada pelo coronel e tenente coronel Silvio V. Nunes e Walter C. Pereira e Clives P. Sanches.
Somente quem possui curso superior poderá concorrer ao cargo de soldado e o salário base inicial é em torno de mil e quinhentos reais.
Como objetivo o governo quer reforçar o todo o quadro de segurança, já que, somados serão por volta de 2.500 soldados de remanescentes de outros concursos que ainda estão em andamento, também o quadro terá um reforço considerável de 4.500 policiais. “Com isso será importantíssimo para que seja garantida a segurança pública na nossa capital e principalmente nas demais cidades do nosso interior”, pronunciou o governador.
Segundo o comandante da Polícia Militar Goiânia, o coronel Divino Alves, diz que a decisão de realizar esse concurso: “significa mais uma vez que o governo volta sua atenção para a Segurança Pública”. E ainda diz que “a contratação de mais 4.500 homens para a Polícia Militar irá permitir um melhor serviço à toda população”. Nessa ocasião, frisou que “cuidará que a formação desses policiais irá ser realizada de uma forma totalmente descentralizada, priorizando as cidades menores do interior, pois a população necessita da presença dos novos policiais”.
A segurança pública deveria ser a prioridade em todos os Estados, espero que outros Estados possam tomar como exemplo essa atitude do Governador do Estado de Goiás.
Aqueles que estão pretendendo realizar o concurso podem ir estudando, através do conteúdo programático utilizado na última seleção, que foi realizada no fim do ano de 2016.
O concurso para soldado será composto da prova objetiva e também discursiva, os testes de aptidão física, as avaliações médicas e também as psicológicas, e pôr fim a análise de vida pregressa e uma completa investigação social.
O concurso anterior, teve na prova objetiva 50 questões, 15 de conhecimentos gerais, valendo um ponto, e 35 sobre conhecimentos específicos, valendo dois pontos. As de conhecimentos gerais tiveram como temas abordados sobre a língua portuguesa e também realidade étnica, histórica, social, geográfica, política, cultural e sobre econômica referente ao estado de Goiás.
Sobre os conhecimentos específicos, noções de direito constitucional, penal, processual penal, direito penal militar, administrativo e por fim legislação extravagante.
Se você tem como sonho se tornar um Soldado Militar essa é sua oportunidade, se prepare e fique atento as novidades sobre o concurso, não perca nenhuma informação para não ficar de fora, fique atento aos prazos de inscrições e estude se preparando para entrar nesse tão disputado cargo.
Ricardo Ferreira Rodrigues
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?