Inscrição Concurso Polícia Civil MG 2018 – Vagas para Delegado

inscrições para concurso da Polícia Civil de Minas Gerais para o posto de Delegado já estão abertas.

Segunda-feira, 16 de abril, iniciaram as inscrições referente ao concurso para delegado na Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. A seleção é para preencher 76 vagas constando atuação nas delegacias regionais presentes no interior do Estado.

O inscrito deverá possuir um curso superior sendo na área de direito para poder concorrer ao cargo, os salários base são de aproximadamente R$ 11.475,57, tendo uma jornada semanal de 40 horas no total.

Suas inscrições têm como prazo final às 23h em 15 de maio, e podem ser realizadas no site da banca Fumarc, o endereço do site é: www.fumarc.com.br. E o valor a ser cobrado referente a taxa é no total de R$ 212.

As provas do concurso

O concurso obterá sete etapas. Sendo a primeira, que será realizada em 17 de junho, na cidade de Belo Horizonte, todos os candidatos deverão realizar uma prova de múltipla escolha contendo ao todo 70 questões.

A duração total será de no máximo quatro horas e meia, o exame abordará os temas relacionados a criminologia, os direitos humanos, a medicina legal e por fim os conhecimentos na área de direito administrativo, penal, constitucional, o civil e por sua vez processual penal.

Também contará com a fase de provas dissertativas e uma prova oral, respectivamente nos dias 12 de agosto e por hora dia 2 de outubro, a de avaliação psicológica, os exames biofísicos e biométricos, uma minuciosa análise dos títulos e uma investigação social bem detalhada, que até o momento não possuem datas definidas.

A validade será de dois anos prevista no edital, mas pode ser prorrogado por dois anos se for necessário, dependendo da decisão do órgão realizante do concurso.

Leia também:  Concurso Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE 2018 - Inscrições

Atribuições do delegado

a) Presidir uma investigação do crime indo de acordo ao seu convencimento sendo ele técnico e jurídico, tendo sempre o máximo possível de isenção e total imparcialidade seja em qualquer situação; b) tomar todas as decisões sobre qualquer indiciamento que houver, realizado seja por ato fundamentado, mediante a toda uma análise técnico-jurídica de todos os fatos, deverá indicar quem é o autor, a sua materialidade e todas atuais circunstâncias; c) solicitar todos os exames periciais, os cadastros, as informações, os documentos e todos os dados, colher as provas e ser sempre o primeiro que pratica e ordena todos os demais atos que são necessários da apuração de todas as infrações penais e ato infracional, observe sempre os limites que sejam legais; d) decidir sobre a lavratura no auto de prisão no caso de ser um flagrante; e)representar junto da autoridade judiciária podendo ter a decretação de todas as medidas cautelares; f) estar presidindo sempre todos os inquéritos policiais, sua lavratura de autos de prisão em caso de flagrante delito, dos interrogatórios, e das oitivas e todos os demais autos e todos seus procedimentos a natureza investigativa, das penais ou das administrativas; g) estar formalizando o ato de indiciamento, fundamentar a partir que todos os elementos de fato e os direitos existentes presentes nos autos; h) estar sempre promovendo o bem-estar geral, poder garantir suas liberdades públicas, poder empenhar o aprimoramento de todos os métodos e procedimentos dos policiais, em relação a polícia comunitária e toda mediação em relação aos conflitos; i) poder dirigir de uma maneira que possa ser adequada aos serviços de trânsito e todas as identificações civil e também criminal em todo o Estado de Minas Gerais.