inscrições para concurso da Polícia Civil de Minas Gerais para o posto de Delegado já estão abertas.
Segunda-feira, 16 de abril, iniciaram as inscrições referente ao concurso para delegado na Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. A seleção é para preencher 76 vagas constando atuação nas delegacias regionais presentes no interior do Estado.
O inscrito deverá possuir um curso superior sendo na área de direito para poder concorrer ao cargo, os salários base são de aproximadamente R$ 11.475,57, tendo uma jornada semanal de 40 horas no total.
Suas inscrições têm como prazo final às 23h em 15 de maio, e podem ser realizadas no site da banca Fumarc, o endereço do site é: www.fumarc.com.br. E o valor a ser cobrado referente a taxa é no total de R$ 212.
As provas do concurso
O concurso obterá sete etapas. Sendo a primeira, que será realizada em 17 de junho, na cidade de Belo Horizonte, todos os candidatos deverão realizar uma prova de múltipla escolha contendo ao todo 70 questões.
A duração total será de no máximo quatro horas e meia, o exame abordará os temas relacionados a criminologia, os direitos humanos, a medicina legal e por fim os conhecimentos na área de direito administrativo, penal, constitucional, o civil e por sua vez processual penal.
Também contará com a fase de provas dissertativas e uma prova oral, respectivamente nos dias 12 de agosto e por hora dia 2 de outubro, a de avaliação psicológica, os exames biofísicos e biométricos, uma minuciosa análise dos títulos e uma investigação social bem detalhada, que até o momento não possuem datas definidas.
A validade será de dois anos prevista no edital, mas pode ser prorrogado por dois anos se for necessário, dependendo da decisão do órgão realizante do concurso.
Atribuições do delegado
a) Presidir uma investigação do crime indo de acordo ao seu convencimento sendo ele técnico e jurídico, tendo sempre o máximo possível de isenção e total imparcialidade seja em qualquer situação; b) tomar todas as decisões sobre qualquer indiciamento que houver, realizado seja por ato fundamentado, mediante a toda uma análise técnico-jurídica de todos os fatos, deverá indicar quem é o autor, a sua materialidade e todas atuais circunstâncias; c) solicitar todos os exames periciais, os cadastros, as informações, os documentos e todos os dados, colher as provas e ser sempre o primeiro que pratica e ordena todos os demais atos que são necessários da apuração de todas as infrações penais e ato infracional, observe sempre os limites que sejam legais; d) decidir sobre a lavratura no auto de prisão no caso de ser um flagrante; e)representar junto da autoridade judiciária podendo ter a decretação de todas as medidas cautelares; f) estar presidindo sempre todos os inquéritos policiais, sua lavratura de autos de prisão em caso de flagrante delito, dos interrogatórios, e das oitivas e todos os demais autos e todos seus procedimentos a natureza investigativa, das penais ou das administrativas; g) estar formalizando o ato de indiciamento, fundamentar a partir que todos os elementos de fato e os direitos existentes presentes nos autos; h) estar sempre promovendo o bem-estar geral, poder garantir suas liberdades públicas, poder empenhar o aprimoramento de todos os métodos e procedimentos dos policiais, em relação a polícia comunitária e toda mediação em relação aos conflitos; i) poder dirigir de uma maneira que possa ser adequada aos serviços de trânsito e todas as identificações civil e também criminal em todo o Estado de Minas Gerais.
Caso você possua um curso na área de Direito e possa eventualmente estar procurando uma chance de ingressar em uma carreira de sucesso , sem se esquecer da excelente remuneração, essa é sua grande oportunidade. Nosso país está precisando de pessoas que sejam éntegras e dispostas a fazer sempre bem e estar corrigindo todas as falhas no sistema nacional. Você sente que tem um chamado para esta carreira, não perca mais tempo e acesse todo o site e lembre-se de se inscrever hoje mesmo para poder fazer parte dessa grande história que nosso país vivenciará.
Ricardo Ferreira Rodrigues