Novo Concurso da Prefeitura de São Bernardo do Campo 2018

Concurso terá 782 vagas e edital deverá ser divulgado nas próximas semanas.

O ano de 2018 promete ser de muitos concursos abertos em todo o país. Com a melhora da economia, empresas e órgãos públicos voltaram a contratar. Em São Bernardo do Campo, na região da Grande São Paulo, a prefeitura tem previsão de publicar nas próximas semanas um edital para novo concurso público. Uma boa oportunidade para quem está em busca de vagas na área da educação e também na área administrativa.

A expectativa é de que sejam abertas 782 vagas nesse processo seletivo. Essas vagas serão distribuídas em vários cargos nos órgãos do município.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura da cidade, o processo de seleção vai contar com oportunidades de trabalho para todas as 12 secretarias do município. Há cargo para os vários níveis de escolaridades, nas áreas de serviços urbanos, educação, além da Guarda Civil Metropolitana, a GCM. Os salários iniciais deverão variar entre R$ 1.675,86 e R$ 9.348,71.

A administração municipal também já definiu qual empresa fará a gestão do concurso. Será a Fundação Vunesp, que foi escolhida por meio da dispensa da necessidade de licitação. O contrato foi assinado em solenidade realizada no dia 14 de março deste ano. Todo o processo já está sendo preparado. A previsão é para que o edital com toda a relação de cargos e também salários, além da escolaridade exigida para cada um, possa ser publicado em no máximo 60 dias.

Há confirmação ainda de que a maior parte dessas vagas, que serão abertas, estará voltada para a área educacional, o que inclui cerca de 320 postos de trabalho para o cargo de professor com atuação na educação básica, outras 35 para o cargo de coordenador pedagógico, além de 50 vagas para diretor de escola e mais 10 vagas para o cargo de professor da educação especial.

Já para atuar na Guarda Civil Metropolitana, ao todo serão ofertadas 100 vagas, porém, ainda não há confirmação de quantos postos de trabalho serão para mulheres e quantos serão para homens.

Em breve, mais informações poderão ser conferidas no site da Vunesp, no seguinte endereço eletrônico: https://www.vunesp.com.br/.

As outras oportunidades que serão abertas com o certame serão voltadas para as secretarias de Finanças, Administração, Habitação, Desenvolvimento Social, Gestão Ambiental, Obras, além de Transportes e Serviços Urbanos e Planejamento Urbano.

Em entrevista, o secretário de administração e modernização administrativa da cidade, Pedro Pinheiro, disse que além de ser realizada a reposição dos cargos técnicos e o complemento de cargos em secretarias que são estratégicas. O processo seletivo vai contar com cerca de 100 vagas ofertadas para o cargo de oficial administrativo. Esse profissional deverá atuar em cargos que serão abertos em todas as pastas de administração do município de São Bernardo do Campo.

O secretário destacou ainda outra novidade: haverá oferta de vagas para as carreiras de analista tributário, agentes de controladoria e ainda para analista de transportes. Segundo a prefeitura, para essas funções será a primeira vez que o município realiza concurso na área. Até a realização do concurso, o preenchimento das vagas de funcionários para esses cargos era realizado por meio da contratação de funcionários que eram comissionados. Com a abertura do concurso, esses profissionais serão integrados ao serviço público por meio do regime estatutário.

Sobre a organizadora do concurso:

A empresa que fará a gestão do concurso é a Vunesp. Essa é uma fundação que tem personalidade jurídica de direito privado e não tem fins lucrativos.

A Vunesp foi aberta em outubro do ano de 1979, por meio do Conselho Universitário da UNESP, Universidade Estadual Paulista. E tem ampla experiência na realização de vários concursos e também vestibulares de todo o estado de São Paulo.

Flaviane Oliveira