Edital do Concurso do TJ-RS 2018

Confira aqui mais detalhes sobre o novo concurso público do TJ-RS 2018.

Nas últimas semanas, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, conhecido usualmente como TJ/RS, divulgou que muito em breve haveria a realização de um novo concurso público, a fim de selecionar novos profissionais para desempenharem algumas funções que estavam desocupadas já a algum tempo.

Desse modo, nesta semana, o edital foi publicado pelo Estado e, de acordo com o documento, o certame tem dois objetivos principais: o primeiro, como já citado logo acima, é convocar aqueles que alcançaram uma pontuação satisfatórias nas etapas de seleção, para ocuparem os cargos que, neste momento, encontram-se legalmente desocupados. No entanto, há ainda uma outra finalidade: selecionar candidatos para o programa reserva, isto é, aqueles que obtiveram bons resultados finais nas avaliações, mas não conseguiram ocupar as vagas desejadas logo de primeira.

Sendo assim, caso o leitor esteja interessado em prestar a prova do desse concurso público ou possui algum conhecido que possui o desejo de participar e integrar ao time de servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul, a grande hora chegou e é agora. Dessa maneira, não deixe de acompanhar as informações a seguir, que vão auxiliá-los para o processo de inscrição e, desse modo, garantir a participação do candidato ao certame.

As inscrições tiveram início no dia de ontem, 17 de abril, e devem seguir até o dia 7 do mês de maio.

Para participar, os candidatos têm somente a internet como meio de realizarem as inscrições. Sendo assim, é necessário acessar ao endereço eletrônico da banca organizadora que foi escolhida por uma comissão formada, para ser responsável por todos os processos do concurso público, que vão desde as inscrições, à formação da prova e o resultado final. Desta vez, a banca organizadora escolhida foi a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também conhecida como Furgs. O cadastro de dados para a inscrição pode ser realizado por meio do site da Furgs ou do TJ/RS: http://portalfaurgs.com.br ou http://www.tjrs.jus.br.

Esse concurso público oferece vagas para pessoas com diferentes níveis escolares. Nesse sentido, haverá vagas de emprego para pessoas que possuem apenas o Ensino Médio e também para aqueles que possuem graduação em nível superior.

Dessa forma, para aqueles que possuem apenas o certificado de conclusão do Ensino Médio, serão oferecidas quatro vagas, sendo três para os cargos de programador e a última restante para a função de técnico eletrônico. Os salários iniciais para os profissionais que exercerem essas duas funções distintas será o mesmo, que, neste caso, é de aproximadamente R$ 5.000. Vale ressaltar ainda que para concluir a inscrição para o certame é preciso que os candidatos se disponham a pagar uma taxa com o valor aproximado de R$ 85.

Os candidatos que optarem por concorrer às vagas destinadas a quem possui graduação devem pagar uma taxa um pouco maior. Os cargos são para analistas de sistemas, administrador de bancos de dados e analistas de suportes e as remunerações iniciais podem variar entre valores de R$ 9.000 até R$ 11.000.

Estima-se que haja um grande número de participantes no concurso do TJ/RS, uma vez que, nos últimos tempos, devido aos rumos que tomaram a crise econômica no Brasil, os brasileiros passaram a ver com novos olhos os caminhos da educação que levam os cidadãos de bem para o caminho da realização profissional, de forma honesta. Desse modo, espera-se que, neste ano, haja ainda mais inscritos que no certame realizado na última edição.

Ana Paula Oliveira Coimbra