Novo Concurso do Ministério da Saúde 2018




Edital deve ser publicado em breve.

A autorização para o concurso público do Ministério da Saúde foi publicada em diário oficial no último dia 28. Muito aguardado desde o ano passado, o edital para o certame já está em fase de conclusão e pode ser publicado a qualquer momento.

A saúde pública vive seu pior momento. A população carente, que precisa dos serviços de saúde no estado, sente os impactos da crise na pele. Por esse motivo, a contratação de profissionais qualificados é emergencial.


O Rio de Janeiro sofre há longos anos a falta de efetivo em praticamente todas as unidades hospitalares do Estado. O caos na saúde tem sido motivo de muitas discussões e já era de se esperar que órgãos e autoridades apresentassem medidas que amenizem a situação.

Ao que tudo indica, o primeiro passo está relacionado à contratação de profissionais. Uma boa notícia, tanto para quem aguardava a oportunidade, quanto para quem depende do atendimento das principais unidades de saúde do Estado.

O número de vagas é surpreendente. Serão 3.592 novos postos de trabalho, sendo 589 para profissionais de nível médio e outras 3.003 vagas destinadas a profissionais de nível superior.


Se você é profissional da saúde e estava aguardando a abertura de novas vagas, acompanhe as principais informações a respeito do concurso do Ministério da Saúde. O edital será lançado em breve.

Grau de Escolaridade

Para os cargos de nível superior, as vagas serão distribuídas da seguinte forma: 1.340 vagas para médicos de diversas especialidades, 831 vagas para o cargo de enfermeiro e mais 832 vagas para os cargos que envolvem gestão e manutenção hospitalares.

Nos cargos de nível médio, 230 profissionais ocuparão os cargos de técnico de enfermagem e 359 profissionais deverão ocupar cargos de gestão e manutenção hospitalares de nível intermediário.

As oportunidades são temporárias. O contrato terá duração de seis meses, podendo ser renovado por um período de até dois anos. Isso nos leva a crer que talvez haja um concurso público para ocupação efetiva das vagas, mas é apenas uma especulação.

Salários

O salário será compatível com o piso da categoria de cada profissional contratado. No último certame, em 2014, os salários variavam entre R$ 1. 024,18 e R$ 5.815, de acordo com o nível de escolaridade dos contratados.

A expectativa é que esses valores venham com o reajuste baseado no piso salarial atual, uma vez que se passaram quatro anos desde as últimas contratações. No entanto, é necessário aguardar o lançamento do tão esperado edital.

Processo seletivo

Não há informações sobre as etapas do processo seletivo. Em 2014, as contratações foram realizadas após análise de currículo e entrevista pessoal. Na ocasião, os candidatos ainda tiveram que indicar três opções de hospitais públicos de preferência. Também foram analisados os cursos, certificados e experiências anteriores dos candidatos.

As inscrições não estão oficialmente abertas ainda, mas os aspirantes às vagas já podem começar a se preparar com antecedência, afinal, as vagas são muito concorridas. Vale a pena ler o edital anterior e ficar por dentro das orientações do último concurso.

Melhorias na saúde

A liberação para a contratação de mais de três mil novos profissionais é uma das melhores notícias dos últimos tempos. A decisão visa diminuir as filas e melhorar o atendimento nas unidades de saúde.

O anúncio de liberação foi feito após reivindicação da Defensoria Pública da União no Estado do Rio de Janeiro. O órgão entrou com ação exigindo que 3.800 novos profissionais fossem contratados. A petição foi assinada pelo defensor-público geral, Daniel de Macedo Alves Pereira, após visitas aos principais hospitais públicos do Rio de Janeiro. Além da falta de servidores, Macedo constatou a escassez de materiais indispensáveis ao atendimento da população.

Kátia Elaini Oereira da Silva

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *