Novo Concurso Público PC-PR 2018 – Previsão



  

Seleção deverá ofertar oportunidades para o cargo de Escrivão.

Foi divulgado no dia 27 de março de 2018 (terça-feira), por meio do diário oficial, pela Polícia Civil do Paraná, os nomes que irão formar a comissão de seu novo concurso, para o cargo de escrivão da polícia.

A comissão será presidida pela Dra. Luciana de Novaes e a sua suplente será a Dra. Daniele de Oliveira Serighelle. A comissão irá contar, ainda, com o Dr. Sebastião Ramos dos Santos Neto e o Dr. Jairo Amódio Estorílio, sendo que seus suplentes serão o Dr Eduardo Marcelo Castella e o Dr. Alexandre Rorato Maciel. Além desses nomes, também foram indicados os servidores, Silvio Romero Rodrigues Carvalho, Raquel Silva de Andrade, Ivone Cândida Oliveira Laurentino e Luis Gustavo Oribka, que serão responsáveis por secretariar os trabalhos.

Esta seleção vem sendo aguardada desde o dia 1 de fevereiro desse ano, após o Sindicado das Classe Policiais Civis do PR, a Sinclapol, divulgar um comunicado informando que o governador Beto Richa tinha autorizado o novo concurso público para esse ano. No comunicado, havia ainda a informação de que a oferta inicial é de 100 vagas, mas também será formado Cadastro de Reserva.

Pré-requisitos: Os interessados em concorrer à uma das vagas deverão possuir ensino superior, ter pelo menos 21 anos, além de precisar ter Carteira de Habilitação categoria B ou superior.

Remuneração:O salário inicial será de R$ 5.197,00.

Após a formação da comissão, será definida a banca organizadora e só então a data do Edital de abertura das inscrições será divulgada.





O concurso foi confirmado devido à falta de escrivães. O sindicato divulgou recentemente uma nota falando sobre essa falta de escrivães, dizendo que é uma das situações mais graves registradas pela corporação. Nessa mesma nota, de acordo com o sindicato, as últimas nomeações para o cargo ocorreram no ano de 2014 e, desde então, um novo concurso vem sendo cobrado.

No ano de 2009, foi realizado o último concurso para o cargo. Na data em questão foram ofertadas 90 vagas. A Banca Organizadora desse Concurso foi a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina. O processo seletivo desse concurso foi aplicado em 5 etapas. A primeira etapa contou com provas objetivas que cobrava do candidato conhecimentos gerais. Na segunda etapa foi cobrado conhecimentos específicos. Na terceira etapa o candidato passou por uma prova de rigidez física. A quarta etapa foi composta por testes de aptidões físicas e na quinta foi feita a investigação de conduta.

Na primeira etapa, onde foi exigido do candidato Conhecimentos Gerais, o conteúdo da prova foi composto por 25 questões (10 questões de língua portuguesa, 7 questões de economia e demografia paranaense, 4 questões de noções de informática e 4 de raciocínio lógico).

Na segunda etapa, referente à Conhecimentos Específicos, a prova também foi composta por 25 questões (5 questões de noções do estatuto da Polícia Civil, 4 questões de noções de direito penal, 4 questões de noções de direito constitucional, 4 questões de direito administrativo, 4 questões de direito processual penal e 4 questões de noções de legislação específica).

Por hora os interessados em concorrer à uma das vagas para o cargo de escrivão devem esperar a formação da Banca Organizadora do concurso, pois conforme citado acima, somente após essa divulgação será liberado o Edital. Após a liberação, os futuros candidatos deverão ler todo o Edital, atento a todos os detalhes para saber se atende a todas as exigências descritas nele, para poder participar do processo seletivo. No Edital também constará informações detalhadas sobre inscrições, datas, locais, horários e conteúdos das provas, datas de divulgações de resultados, salários e benefícios oferecidos para dos aprovados, entre outras informações.

Rosângela Rodrigues



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *