Novo Concurso Público do Exército 2018 – Inscrições



Interessados poderão se inscrever até o dia 20 de abril de 2018.

Foi divulgado pela Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro (ESA), o novo concurso público nacional para a admissão nos Cursos de Formação de Sargento das seguintes áreas: Geral, Aviação, Música e Saúde. As formações têm início previsto para o mês de fevereiro do ano que vem (2019) e o término está previsto para o ano de 2020, no mês de dezembro.

Os candidatos que quiserem participar do processo seletivo, deverão ter o ensino médio completo, ter pelo menos 17 anos e no máximo 24 anos, para concorrer às vagas nas áreas Geral e Aviação e no máximo 26 anos para as áreas de música e saúde. Os candidatos do sexo masculino devem ter no mínimo 1,60m de altura e do sexo feminino pelo menos 1,55m. De acordo com o edital não há exceções em relação a esses pré-requisitos. Há ainda vários outros pré-requisitos que os candidatos devem ter, para ter ciência de todos eles e saber se podem concorrer, os candidatos devem ler o edital completo.



As inscrições devem ser realizadas através da internet, no site www.esa.ensino.eb.br. O prazo para os candidatos se inscreverem começou no dia 25 de março de 2018 e será finalizado no dia 20 de abril de 2018. Caso o candidato não tenha acesso ao serviço de internet ou não consiga fazer a inscrição no site por algum outro motivo, há também a possibilidade de realizar a inscrição através do envio dos documentos impresso. As informações sobre essa opção, o candidato encontra de forma mais detalhada no Edital.

Após o candidato preencher a Ficha de inscrição, será gerado automaticamente um boleto com o valor de R$ 95,00 referente a taxa de inscrição.

Leia também:  Concurso Prefeitura de Olinda PE 2018 - Inscrições, Vagas


No Edital, foram divulgadas ao todo 1.100 vagas. Nas áreas Geral e Aviação serão 910 vagas, sendo 910 vagas direcionadas para candidatos dos sexo masculino e 100 vagas direcionadas para o sexo feminino. A área de música terá 30 vagas direcionadas para ambos os sexos e a área da saúde terá 60 vagas também para ambos os sexos.

Os cargos que compõem as áreas Geral e Aviação são: Cavalaria, Infantaria, Artilharia, Comunicações, Engenharia, Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto, Material Bélico – Mecânico Operador, Material Bélico – Manutenção de Armamento, Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada, Topografia, Manutenção de Comunicações, Intendência e Aviação – Manutenção. A área de Música será composta por 11 naipes: 7 vagas para Clarineta; 1 vaga para Flauta em dó/Flautim em dó; 1 vaga para Fagote em dó/ Contra Fagote em dó; 1 vaga para Oboé em dó/Corne-inglês; 2 vagas para Sax Horn; 3 vagas para Saxofone; 3 vagas para Tuba; 2 vagas para Bombo, Tímpanos, Pratos, Tarol e Caixa Surda; 4 vagas para Trombone Tenor/Trombone Baixo; 1 vaga para Trompa; 5 vagas para Cornetim /Trompete / FluegHorn. A área de saúde será composta por cargos técnicos em Enfermagem.

O concurso será composto por 2 fases. Na primeira fase o candidato realizará um exame intelectual, inspeção de saúde, valoração dos títulos e exames de aptidões físicas. Os aprovados nas etapas anteriores, que forem da área de música, passarão ainda por um exame prático de habilitação musical. Na segunda fase os aprovados passão por uma revisão médica e por comprovação dos requisitos biográficos.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 29 de julho de 2018. Os candidatos devem ficar atentos, pois os locais onde as provas serão aplicadas serão divulgados com antecedência no site da Escola de Sargento das Armas do Exército Brasileiro (ESA).

Leia também:  Novo Concurso Público PC-PR 2018 - Previsão

É importante que os futuros candidatos leiam o edital com atenção, pois para fazer a inscrição e participar do processo seletivo é necessário atender a todos os pré-requisitos estipulados no Edital, além disso, é através dele que o candidato saberá informações sobre datas, locais, horários e conteúdo das provas, datas de divulgações de resultados, entre outras informações importantes do processo.

Rosângela Rodrigues

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *