Certame contará com 2.750 vagas.
Desde o ano passado surgiram alguns rumores de que a Polícia Civil do estado de São Paulo realizaria um novo concurso público para a contratação e formação de novos militares. E no início de 2018 esses rumores foram confirmados. Segundo a instituição, a PC/SP vai disponibilizar mais de 2.500 vagas. E a última informação sobre este certame é que a banca organizadora já foi escolhida. Confira agora todos os detalhes sobre esse novo processo de recrutamento.
Primeiras informações sobre o concurso público da PC/ SP
Inicialmente a Polícia Civil de São Paulo vai oferecer 2.750 vagas para homens e mulheres. A instituição escolhida para atuar como banca organizadora foi a Fundação Vunesp de São Paulo. Como a escolha da Fundação aconteceu há poucos dias, os responsáveis pelo certame não publicaram o edital contendo todas as informações referentes aos concursos públicos. Dessa forma, só se tem conhecimento sobre alguns dados.
Uma das informações já divulgadas e dá conta que as 2.750 oportunidades vão ser divididas da seguinte forma: 1.650 postos de trabalho para candidatos do curso de graduação e 1.100 vagas para interessados que têm ensino médio. Confira agora quais cargos correspondem a cada nível de escolaridade:
-Ensino Superior:
- 250 vagas para a função de delegado;
- 800 vagas para a função de escrivão;
- 600 vagas para a função de investigador de Polícia.
-Ensino Médio:
- 200 vagas para a função de auxiliar de papiloscopista;
- 200 vagas para a função de papiloscopista policial;
- 400 vagas para a função de agente de polícia;
- 300 vagas para a função de agente de telecomunicações.
Os aprovados neste certame devem ter salários com valores entre R$ 4.000,00 reais até R$ 11.000,00 reais. Não foi divulgadas informações sobre a carga horária para os cargos; validade do vínculo empregatício e possível expansão do contrato; benefícios; local dos postos de trabalho e outros. A previsão é que o edital seja publicado ainda neste mês de março.
Pré-requisitos para a participação no certame da Polícia Civil de São Paulo
A Polícia seja ela Civil, Militar, Federal e outras, costumam ter requisitos bem definidos para que as pessoas possam se inscrever em seus certames. Dessa forma, os interessados precisam atender a todos esses critérios, pois, caso não atendam podem ser excluídos em qualquer etapa do processo seletivo.
Veja a lista de alguns dos requisitos:
– Os interessados precisam ser maiores de idade e possuírem a formação acadêmica necessária.
– Os candidatos necessitam estarem em boas condições físicas, médicas e psicológicas. Pois eles vão passar em avaliações em todos esses aspectos.
– Nenhum dos inscritos pode ter menos de 1,60 m de altura.
– Não podem ter nenhum tipo de questão em aberto com a Justiça.
– Serem naturalizados brasileiros e outros.
Sobre o processo seletivo e o último concurso da instituição
O último concurso da PC/ SP aconteceu no ano de 2013. Naquele certame foram oferecidas 391 vagas para a função de Agente Policial. A banca organizadora também foi a Fundação Vunesp.
Na grande maioria das vezes instituições como a Polícia Civil costuma seguir os mesmos critérios para avaliar os possíveis novos servidores. Além disso, um fato comum entre o concurso passado e este é que a Vunesp organizou os dois certames. Com isso, é de extrema importância analisar o que foi cobrado nas provas passadas para se ter uma ideia do que será cobrado nesta.
Os inscritos no concurso de 2013 participaram de quatro tipos de avaliação: prova de múltipla escolha; teste físico; teste psicológico e verificação dos antecedentes dos candidatos. A prova de múltipla escolha continha 80 questões sendo: 25 perguntas de língua portuguesa; 04 sobre constituição federal; 04 sobre direitos humanos; 08 sobre direito penal; 08 sobre legislação; 10 sobre noções de criminologia; 10 sobre noções de lógica e 12 sobre noções de informática. Os candidatos tiveram ao todo 4 horas para realizarem a prova.
É muito importante que você que deseja participar deste novo processo seletivo faça o teste de 2013 e também dentro do tempo estabelecido, ou seja, de 04 horas. Essa é uma das formas mais eficazes de preparação. Além disso, é necessário também que você leia o edital assim que ele for divulgado, pois no documento vai contar todas as matérias que serão cobradas na prova de múltipla escolha e quais critérios serão avaliados nas outras avaliações.
Para mais informações acesse https://www.policiacivil.sp.gov.br/portal/faces/pages_home e https://www.vunesp.com.br/. Boa sorte!
Isabela Castro.