Concurso da Aeronáutica abre vagas para Curso de Formação de Sargentos





Oportunidades são para Controle de Tráfego Aéreo e Guarda/Segurança.

A Aeronáutica Brasileira, através de seu Departamento de Ensino, abriu um edital de concurso público para o CFS (Curso de Formação de Sargentos) com 149 oportunidades. Há vagas para as especialidades de Controle de Tráfego Aéreo e Guarda/Segurança.

Segundo o edital, os participantes devem ter idade acima de 17 anos e abaixo de 25 anos de idade até o dia 31 de Dezembro de 2017. A escolaridade exigida para as 02 funções é o Ensino Médio Completo. Há 128 oportunidades para o cargo de Controle de Tráfego Aéreo e 21 vagas para a função de Guarda e Segurança – Não Aeronavegantes. Os candidatos aprovados darão início às atividades no segundo semestre de 2017.




O Curso de Formação de Sargentos possui duração aproximada de 02 anos, através do regime de internato, e as aulas serão ministradas no município de Guaratinguetá (SP). Os candidatos terão instruções no Campo Militar, Geral e Técnico Especializado.

A área de Guarda e Segurança (SGS) aceita somente candidatos do sexo masculino, já no caso de Controle de Tráfego Aéreo candidatos de ambos os sexos podem participar.


O processo seletivo da Aeronáutica possui 04 etapas, são elas:

  • Primeira Fase: Prova Objetiva com aplicação prevista para o dia 13 de Novembro em horário matutino (Matemática, Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa).
  • Segunda Fase: Ocorrerá entre 14 de Fevereiro e 08 de Março. Os aprovados na primeira etapa passarão por exames de aptidão psicológica e inspeção de saúde.
  • Terceira Fase: Entre os dias 08 e 10 de Maio. Os que forem considerados aptos serão submetidos a testes de avaliação de condicionamento físico.
  • Quarta Fase: Validação Documental

Todos os exames serão realizados nas unidades da Aeronáutica situadas nas cidades de Manaus (AM), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Canoas (RS), Brasília (DF) e Jaboatão dos Guararapes (PE).

Aqueles que forem aprovados em todas as etapas do processo de seleção e também selecionados pela JEA (Junta Especial de Avaliação) deverão comparecer a Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá (SP), na data de 02 de Julho de 2017, para a realização da matrícula.

O prazo para inscrições começa no dia 01 e vai até o dia 25 de Agosto, os interessados devem acessar o site www.eear.aer.mil.br ou www.fab.mil.br e seguir as instruções. A taxa de participação custa R$ 60,00.

Por Beatriz 



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *