Concurso IGP-RS 2017 – Vagas para Médico, Técnico e Peritos

Concurso irá ofertar 106 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio de 2017.

O Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul abriu inscrições para seu concurso, com oferta de 106 vagas, distribuídas entre três funções: médico legista (35 vagas), técnico em perícias (36 vagas) e perito criminal (35 vagas). O órgão é ligado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e pretende contratar os aprovados o quanto antes.

Necessidade de profissionais no estado

O instituto pretende realizar o processo seletivo da maneira mais rápida possível, pois há grande necessidade desses profissionais no estado do Rio Grande do Sul. Para se ter uma ideia, há um déficit de aproximadamente 1.000 trabalhadores da área.

Isso é decorrente do fato de vários servidores do setor de perícia criminal estarem se aposentando ou por haver baixo interesse da maioria das pessoas em trabalhar nesse nicho, por estar ligada à ideia de crimes e mortes. No entanto, é bastante ampla, oferecendo possibilidade de atuação em diversas outras modalidades/áreas.

Cargos e escolaridade exigida para o concurso IGP/RS – 2017

A escolaridade exigida para cada cargo varia de acordo com cada função, como pode ser visto a seguir:

• Técnico em Perícias (código 1) – Ensino Médio completo.
  • Técnico em Perícias (código 2) -Técnico em Radiologia.
  • Perito Médico – Legista (código 3) – Graduação em Medicina.
  • Perito Médico – Legista (código 4) -Graduação em Medicina, com especialização em Patologia.
  • Perito Médico – Legista (código 5) -Graduação em Medicina, com especialização em Psiquiatria.

Todos os cargos terão carga horária semanal de 40 horas e as remunerações variarão de R$ 3.053,81 (níveis técnico e médio) a R$ 9.556,78 (nível superior).

Provas

As provas serão aplicadas em 9 de julho de 2017, nos turnos da manhã (médico perito) e da tarde (técnico em perícia). Essas avaliações serão compostas de 80 questões objetivas, sendo divididas entre conhecimentos específicos (40 questões) e conhecimentos gerais (40 questões). Assim, seu conteúdo irá variar de acordo com as especificações de cada cargo e nível escolar.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até 11 de maio de 2017, no site http://www.fundatec.org.br/.

Nesse caso, será necessário pagar taxa de participação, que terá valores de R$ 75,06 (ensinos médio e técnico) e de R$ 185,41 (ensino superior). O edital completo e demais informações referentes ao concurso também podem ser acessados no endereço acima.

Camilla Silva